O sistema de mapeamento da Terra por meio das coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta mediante duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Com a combinação dessas linhas, criamse “endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa. Essas duas linhas representam o marco inicial da contagem das latitudes e das longitudes. É a partir das longitudes que são traçados os fusos horários. À medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".
Sobre os fusos horários são verdadeiras as alternativas a seguir, exceto:
como a Terra leva aproximadamente vinte e quatro horas para completar o ciclo do movimento de rotação; que resulta na existência alternada entre dias e noites, o planeta é dividido em 24 fusos horários, em que cada fuso representa uma hora em sua área de abrangência.
o estado de Roraima por se encontrar no terceiro fuso brasileiro, está atrasado uma hora em relação a hora de Brasília, mas atualmente se encontra duas horas atrasadas devido ao horário de verão.
o território brasileiro, por se encontrar a leste do meridiano de Greenwich, possui o seu horário adiantado em relação ao meridiano mencionado. Portanto o primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas adiantadas em relação ao meridiano de Greenwich e uma hora atrasada em relação ao horário de Brasília.
todos lugares que se encontram ao oriente, tem suas horas somadas pelo número de fusos de distância, enquanto tudo o que se encontra ao ocidente tem suas horas diminuídas.
a contagem das horas é feita a partir do Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária estabelecida por convenção, que “corta” a cidade de Londres e toda a sua extensão em direção ao sul.