O sistema de freios ABS que hoje, obrigatoriamente, equipa os veículos produzidos no Brasil faz com que as rodas não travem em freadas bruscas, evitando, assim, o deslizamento dos pneus sobre o pavimento e a consequente perda de aderência do veículo ao solo.
Imagine um veículo como o da figura, equipado com freios ABS, carregado e com massa total de 1600 kg, distribuída igualmente nas 4 rodas, todas tracionadas (4x4). Este veículo é tirado do repouso e levado a atingir a velocidade de 108 km/h, em 5,0 s, com aceleração constante, sobre uma pista horizontal e retilínea. Considere a aceleração da gravidade com o valor 10 m/s2 e despreze a resistência do ar.
A intensidade da força propulsora em cada roda e o menor valor do coeficiente de atrito estático entre os pneus e o pavimento devem ser, respectivamente, de
2400 N e 0,6 para qualquer massa do veículo e estes pneus apenas.
2400 N e 0,8 para qualquer massa do veículo e qualquer tipo de pneu.
9600 N e 0,4 para esta massa do veículo e estes pneus apenas.
4800 N e 0,8 para esta massa do veículo e estes pneus apenas.
4800 N e 0,6 para esta massa do veículo apenas, mas para qualquer tipo de pneu.