O sistema de freios ABS possui quatro sensores de velocidade. Um para cada roda, bomba hidráulica, quatro válvulas hidráulicas. E um controlador eletrônico que controla o sensor de velocidade. Uma função desse sistema de frenagem é permitir que o motorista tenha maior controle do veículo em situações em que o carro precisa ser parado rapidamente. O pneu do carro possui esse sistema de frenagem que consegue aliviar o contato da pastilha com o disco e das lonas com os tambores muitas vezes durante o processo de frenagem. Os pneus não travam e derrapam. O gráfico abaixo mostra a variação da força de atrito em função da força aplicada indicando que existem dois tipos de atrito, o estático e o cinético. Diante da abordagem do sistema de freio ABS, levando em considerado um pneu em condições corretas de uso em uma superfície de asfalto adequada, e do gráfico abaixo, é correto afirmar que:
O sistema de freio ABS tem por garantia que o pneu não irá estourar. Desta forma o equilibro do veículo está garantido em situações de rápida frenagem.
O coeficiente de atrito cinético atua por mais tempo em um momento de frenagem, pois, de acordo com o gráfico atinge maior distância.
O sistema de freio ABS opera de tal forma que, em todo momento de frenagem o coeficiente de atrito que atue entre o pneu e o piso seja o estático.
O coeficiente de atrito estático é maior que o cinético é por sua vez não pode ser usado em condições de equilíbrio de um veículo.
O gráfico está invertido, o correto é que o atrito cinético seja maior que o atrito estático uma vez que o cinético se refere ao veículo em movimento.