UFGD 2019

O sistema colonial português utilizou amplamente da população negra como mão de obra escrava para a produção das riquezas na colônia. A escravidão dos negros no Brasil começou no século XVIII e acabou formalmente no ano de 1888, com a publicação da Lei Áurea. Entretanto, o fim da escravidão não garantiu condições de vida digna para os negros no país e daí vem o fato de que a maior parte da população considerada pobre é negra. Isso não é uma coincidência, como não é coincidência o fato de a maior parte dos moradores de favela em grandes cidades também ser negra. As dificuldades encontradas atualmente pela população negra no Brasil é consequência direta da escravidão e do sistema colonial e evidencia uma estrutura social estratificada social e etnicamente. Carolina de Jesus foi uma poetisa brasileira, negra, catadora de papel e moradora da favela Canindé, na cidade de São Paulo. Em seus poemas, a autora denuncia as dificuldades enfrentadas por uma mulher negra e pobre, moradora de uma grande cidade.

 

Não digam que fui rebotalho,
que vivi à margem da vida.
Digam que eu procurava trabalho,
mas fui sempre preterida.
Digam ao povo brasileiro
que meu sonho era ser escritora,
mas eu não tinha dinheiro
para pagar uma editora.

Carolina Maria de Jesus, “Quarto de despejo”, 1960. Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/carolina-maria-de-jesus-poemas/. Acesso em: 22 ago. 2018.

 

Sobre o assunto, afirma-se que

a

a sociologia entende que hoje não existem mais diferenças entre brancos, negros e indígenas no Brasil, e que findada a escravidão o país superou as diferenças sociais. Sendo todos iguais, a pobreza seria resultado direto da disponibilidade de cada um trabalhar para viver. 

b

o sistema escravocrata deixou marcas profundas na estrutura social brasileira e a população negra ainda não encontrou condições sociais favoráveis para superar as feridas deixadas pela escravidão. Daí a importância de políticas sociais voltadas para a população negra, como a política de cotas, a fim de minimizar as diferenças sociais resultantes da escravidão.

c

o Brasil é um país marcado pela miscigenação e pela democracia racial. Os casamentos interétnicos e as possibilidades de as pessoas negras ascenderem socialmente apontam para um país livre do racismo. Sendo assim, tornam-se desnecessárias políticas sociais voltadas para grupos sociais específicos.

d

não se pode relacionar os problemas sociais de distribuição das riquezas no Brasil com a escravidão. As condições de vida de uma pessoa, independentemente de ela ser branca ou negra, é proporcionalmente equivalentes à quantidade de tempo que ela dedica ao trabalho. 

e

a poesia de Carolina de Jesus é uma obra que fazia sentido em seu tempo de publicação. Naquele tempo, o Brasil era conhecido por uma estrutura social hierarquizada e racista, mas isso mudou nas últimas décadas devido a políticas públicas eficazes de combate às desigualdades sociais e à melhoria das condições de vida das populações negras e indígenas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar