O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. O ano de 1825 é reconhecido como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração das pessoas com deficiência visual na sociedade.
Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006, p. 62.
Considerando o Sistema Braille e seus processos de leitura e escrita, é correto afirmar que
a leitura tátil deve ser anterior à escrita dos símbolos braile, com o objetivo dos alunos se sentirem mais confiantes para consolidar o ato de ler e, posteriormente, concentrarem-se no ato de escrever
o manuseio dos recursos materiais específicos para a escrita braile, reglete, punção e/ou máquina Perkins, exigem destreza, harmonia e sincronização de movimentos.
o Sistema Braille está baseado no tato e utiliza, geralmente, um método de alfabetização mais fácil e rápido que é o sintético.
a leitura tátil se faz palavra por palavra e a frase só é percebida quando termina, ou seja, quando não há mais símbolos braile horizontalmente até o final da folha.