O sistema articular é formado por articulações, ou seja, por um ponto de contato entre os ossos. Antigamente este contato era conhecido como juntura, daí a expressão “dor nas juntas”. Nosso corpo é capaz de realizar muitos movimentos, contudo, estes movimentos ocasionam atrito. Para amenizar este atrito, nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais. Estas bolsas agem como amortecedores do impacto entre as articulações. Elas estão localizadas entre a pele e o osso (nas regiões onde ocorre atrito entre estas partes), entre os tendões e os ossos, entre os músculos e os ossos e também entre os ligamentos e os ossos. Com o avanço da idade, a produção de sinovia nas articulações é diminuída, a partir daí, começam a surgir os efeitos do envelhecimento nas articulações, que podem ser aumentados tanto por fatores genéticos quanto pelo seu desgaste.
(O SISTEMA articular, 2019).
Considere que o coeficiente de atrito cinético do líquido sinovial nas articulações dos joelhos em uma pessoa saudável é igual a 0,01 e que, praticamente, todo o peso do seu corpo se concentra na parte superior da articulação, distribuindo-se, uniformemente, entre os dois joelhos.
Sendo assim, a intensidade da força de atrito que cada articulação de uma pessoa com massa igual a 100,0kg fica submetida ao caminhar é, em N, de
0,1
0,5
1,0
5,0
10,0