O servidor público revela um comportamento antiético quando:
Não desiste perante os obstáculos e tem foco e clareza sobre aonde quer chegar.
Critica ou responsabiliza colegas na ausência destes.
Trata as pessoas com naturalidade e sem ideias preconcebidas.
Usa a racionalidade para gerenciar as emoções.
É incapaz de confiar em sua própria opinião.
Para resolver essa questão, o estudante deve compreender o conceito de ética no ambiente de trabalho, especialmente em relação ao comportamento de servidores públicos. A ética envolve princípios que norteiam a conduta do indivíduo, promovendo ações baseadas na integridade, honestidade e respeito mútuo. Assim, atitudes que vão contra esses princípios, como falar negativamente de colegas na ausência deles, são consideradas antiéticas.
Pense sobre ações que podem prejudicar ou desrespeitar outras pessoas no ambiente de trabalho.
Considere se a ação mencionada promove um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.
Reflita sobre a importância da integridade e da honestidade nas relações profissionais.
Assumir que perseverança e clareza de objetivos são comportamentos antiéticos, quando na verdade são qualidades positivas.
Confundir tratamento igualitário e sem preconceitos com antiética.
Considerar o gerenciamento das emoções como um aspecto negativo.
Misinterpretar a falta de autoconfiança como uma violação ética.
A ética é um conjunto de normas que regulam o comportamento dos indivíduos em sociedade. No contexto profissional, especialmente para servidores públicos, espera-se que a conduta seja pautada por princípios que promovam a integridade, transparência e respeito entre colegas e perante a sociedade.