O Sensoriamento Remoto pode ser entendido como um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações dos objetos que compõem a superfície terrestre sem a necessidade de contato direto com os mesmos. Estas atividades envolvem a detecção, aquisição e análise (interpretação e extração de informações) da energia eletromagnética emitida ou refletida pelos objetos terrestres e registradas por sensores remotos.
(Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/oba/aeb/sensoriamento_remoto_alta_resolucao_2008.pdf. Acesso em: 10/01/2019. Adaptado.)
Sobre sensoriamento remoto, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A energia eletromagnética é emitida por qualquer corpo que possua temperatura acima de zero grau absoluto (0 Kelvin). O Sol e a Terra são as duas principais fontes naturais de energia eletromagnética utilizadas no sensoriamento remoto da superfície terrestre.
( ) O fluxo de energia eletromagnética ao atingir um objeto (energia incidente) sofre interações com o material que o compõe, sendo parcialmente refletido, absorvido e transmitido pelo objeto. Essas diferentes interações possibilitam a distinção e o reconhecimento dos diversos objetos terrestres sensoriados remotamente.
( ) Os sistemas sensores também podem ser classificados como ativos e passivos. Os sensores ativos possuem fonte própria de energia eletromagnética, como os sensores de satélites e os radiômetros. Os sensores passivos não possuem uma fonte própria de energia eletromagnética, como o radar e qualquer câmara fotográfica com flash.
( ) No sensoriamento remoto, a palavra satélite é empregada para se referir aos engenhos construídos pelo homem e que giram em torno da Terra ou de outros planetas e/ou satélites naturais. Portanto, são plataformas que carregam a bordo vários tipos de dispositivos destinados a obter dados que permitem ao ser humano estudar objetos e fenômenos da Terra e do Universo.
Assinale a sequência correta.
F, F, V, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V