O senso comum entende a ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma idealização sobre algo. Porém, a ideologia é muito mais do que isso. Podemos conceituar ideologia de duas formas: a visão clássica e a visão crítica. Na visão clássica, o termo tem o significado de uma espécie de ciência capaz de organizar metodicamente e estudar rigorosamente o conjunto de ideias que formam a intelectualidade humana. Na visão crítica, a ideologia é uma ilusão criada por uma classe para manter a aparente legitimidade de um sistema de dominação.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/ideologia.htm. Acesso em: mai. 2021.
Segundo a visão crítica, as crenças religiosas podem assumir o papel de ideologia quando:
Colocadas a serviço de governos autoritários, buscam redefinir a sociedade a partir de sua visão cultural, moral, econômica e política em detrimento de outras compreensões de religião.
Interpretam a religião da maioria como resultado de um processo histórico irreversível, abrindo possibilidades concretas ao exercício de outras práticas religiosas minoritárias.
Expressam a pluralidade cultural, social e econômica de determinado país sem prejuízo da livre divulgação, expressão e atuação de seus adeptos na sociedade.
Tornam-se instrumentos de denúncias e contestação de grupos étnicos minoritários e excluídos, em situação de risco de extinção.
Estabelecem ideais de beleza e purificação a serem alcançados na vida presente, como prêmio a uma vida ascética e contemplativa.