O Selênio (34Se78) é um elemento de grande aplicabilidade química tanto na ramificação tecnológica, como na biológica. Suas aplicações vão desde células fotoelétricas, em virtude de sua capacidade de produzir corrente elétrica, quando da recepção de energia luminosa, até sua influência biológica na viscosidade do sangue, diminuindo a possibilidade de formação de coágulos. É encontrado no pão, nos cereais, nos pescados, nas carnes e nos ovos. Um alimento tipicamente brasileiro, a castanha do Pará, é outro exemplo de alimento rico nesse antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, estimula o sistema imunológico e intervém no funcionamento da glândula tireoide.
• Considere N.A. = 6.1023 entidades químicas
A respeito do elemento selênio, assinale a opção correta.
O selênio é um elemento de transição externa em virtude de possuir um subnível “d” como o mais energético de sua distribuição eletrônica.
O selênio forma compostos iônicos na proporção 1:1 com elementos da família dos metais alcalinos, como sódio e potássio, que possuem valores de números atômicos, respectivamente, iguais a 11 e 19.
O selênio possui maior valor de eletronegatividade que os outros elementos de seu grupo, que apresentam um maior valor de número atômico.
Considerando que uma castanha do Pará possui em média 200 microgramas de selênio, é possível afirmar que em uma unidade dessa castanha existe, aproximadamente, 1,54.1021 átomos de selênio.
O selênio possui energia de ionização superior ao gás nobre que ocupa o mesmo período que ele na tabela periódica dos elementos.