O século XVIII foi marcado pelas revoluções burguesas, que implicaram em profundas transformações na economia, política e sociedade europeias.
Assinale a alternativa que trata corretamente de algumas dessas transformações:
A partir de 1750, a burguesia defendeu a centralização do poder nas mãos dos reis, favorecendo a descoberta de novas rotas marítimas. A servidão entrou em declínio nas propriedades agrícolas porque o comércio se tornou a mais nova atividade econômica em ascensão.
Na economia a produção manual começa a ser substituída pela maquinofatura, a livre concorrência, com menor intervenção do Estado ganha adeptos e, na política, as monarquias absolutistas entram em declínio. Com a defesa da liberdade e da igualdade, a burguesia se consolida como classe social dominante.
No início do século XVIII, a revolução industrial mecanizou a produção e, nas indústrias, os trabalhadores foram amplamente valorizados, com excelentes condições de trabalho e altos salários.
A Independência dos Estados Unidos, em 1776, foi um importante evento das revoluções burguesas e foi responsável por instalar a primeira monarquia descentralizada na América.
Com a Revolução Francesa ocorreu a Declaração dos Direitos que garantiu igualdade, liberdade e fraternidade para todos os europeus a partir de 1989.