O século XVIII europeu foi conhecido como “O século das luzes” em razão de um grande movimento intelectual que, embora tenha suas origens na Inglaterra do século XVII, teve como epicentro a França e se disseminou por várias regiões do mundo ocidental.
Sobre o Iluminismo, assinale a alternativa CORRETA.
Os pensadores iluministas afirmavam que o poder político é uma criação divina, derivando daí sua crença de que a democracia é um regime político racional e perfeito, porque a escolha dos eleitores é guiada pelo Espírito Santo.
Embora amplamente disseminada pela Europa, a filosofia iluminista não exerceu influência em Portugal e Espanha, governados, respectivamente, pelo Marquês de Pombal e pelo Marquês de Aranda, este ministro do Rei Carlos III.
As concepções dos iluministas eram extremamente coesas; sendo assim, não havia divergências entre as posições de distintos ilustrados.
O Iluminismo atacava a intolerância religiosa e os privilégios jurídicos do clero e da nobreza. As posições dos iluministas legitimaram os ideais da Revolução Francesa e a luta pelo fim do Antigo Regime.