O salto com vara é uma das modalidades mais difíceis do atletismo. Ela consiste em usar uma vara flexível para se alçar ao ar e passar por cima de uma barra ou sarrafo (ver figura). As varas, atualmente, são feitas de fibra de carbono – indicadas para atletas mais leves, pois têm retorno mais rápido da envergadura – ou de fibras de vidro – estas mais indicadas aos saltadores mais lentos. Analise as afirmações abaixo sobre as propriedades físicas do salto com vara.
I) Uma parcela da energia cinética do atleta adquirida na corrida é transformada em energia potencial elástica acumulada na deformação da vara e depois é convertida em energia potencial gravitacional, elevando o atleta sobre a barra ou sarrafo.
II) Para melhorar o desempenho no salto, o atleta pode aumentar sua velocidade e, assim, tendo uma energia cinética maior vai atingir uma altura maior.
III) Considerando-se o sistema formado pelo atleta e pela vara, durante o salto não existem forças externas atuando, e a altura do centro de massa do sistema em relação à Terra permanece inalterada.
IV) Durante o salto podemos afirmar que a quantidade de movimento do sistema formado pelo atleta e pela varra permanece constante.
Em relação a essas afirmações concluímos que:
Todas estão corretas;
Todas estão erradas;
Somente as afirmações I e II estão corretas;
Somente as afirmações I e III estão corretas;
Somente as afirmações II e IV estão corretas.