FMABC 2012

O romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, foi escrito em 1937, durante a vigência do Estado Novo.
Considerando a obra inteira, dela é INCORRETO afirmar que
a
tanto a matéria jornalística, pseudo-reportagem, que dá apoio ao romance, quanto a literária que o consubstancia, mostram-se como objetos do imaginário, criados, portanto, pelo mesmo autor.
b
enquadra-se no chamado romance social e proletário, do qual o autor é expoente, e expressa de modo veemente as relações entre política e literatura.
c
o grupo é chamado de “capitães da areia” porque o cais é o seu quartel general e se constitui de bando de crianças delinquentes que vivem na cidade da Bahia (Salvador).
d
a prisão e condenação de Pedro Bala, ao final do romance, é a consequência natural do desagregamento dos capitães após a morte de Dora, que aglutinava em torno de si todas as crianças.
e
Pedro Bala é trancafiado na cafua, um pequeno quarto, por baixo da escada, onde não se podia estar em pé, e os sofrimentos ensinaram-lhe que a liberdade é o bem maior do mundo.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar