O relevo do estado de Minas Gerais é marcado por uma grande proporção de terras altas, acompanhadas por planaltos, chapadas e depressões. Localizado na região de predomínio do Planalto Atlântico, podemos observar no estado um relevo bastante acidentado, com a predominância de significativas elevações com relevos de “mares de morros ou ondulados” e altitudes que variam de 700 m a mais de 2.000 m. Valadão et.al (2008) divide o território do estado de Minas Gerais em regiões de planalto, chapadas e de depressão.
(Relevo de Minas Gerais. Adaptado.)
Considerando as caraterísticas de cada relevo, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Quadrilátero Ferrífero.
2. Serra da Mantiqueira.
3. Serra da Canastra.
( ) É uma cadeia montanhosa, composta por escarpas elevadas e morros, localizada no Sudeste do Brasil; abarca as divisas dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
( ) Constitui o marco principal da interiorização da ocupação portuguesa no século XVIII; hoje em dia, num estado onde a exploração de minérios é uma das principais atividades econômicas, sua área tem uma importância nacional, sendo a maior província mineral do país.
( ) Região composta por quartzitos finos com intercalações submétricas, com um grande domínio marcado estruturalmente por intenso movimento tectônico, como dobramentos apertados. Localiza-se na porção sudeste do estado de Minas Gerais, nos municípios de São Roque de Minas, Delfinópolis e Sacramento. Apresenta apenas 71.525 hectares com altitudes entre 800 a 1.400 metros, com a altura máxima de 1496 metros na Serra Brava.
A sequência está correta em
2, 1, 3.
2, 3, 1.
3, 1, 2.
3, 2, 1.