O recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) relata que a influência humana no aquecimento do planeta é inequívoca e inquestionável. Segundo O IPCC, as ações antrópicas contribuíram para elevar em 1,07 ℃ a temperatura do planeta. O documento sugere ainda que o aquecimento de 1,5 ℃ a 2℃ será ultrapassado ainda neste século, se não houver forte e profunda redução nas emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa. Posto isso, analise as afirmativas a seguir quanto aos impactos das mudanças climáticas no Brasil:
I. Os maiores aumentos nas emissões de gases do efeito estufa (em CO2 equivalente de 2010 para 2016) estão na mudança do uso do solo (57,4%), seguido de energia e resíduos (7,2%) e agropecuária (6,3%).
II. Os setores da indústria, energia e transporte são responsáveis pela emissão de 72% dos gases de efeito estufa.
III. O desmatamento, como mudança do uso do solo, é o principal responsável pelas emissões totais de gases de efeito estufa.
IV. Em relação à agricultura, as análises de risco de perda de produção apontam que somente na cultura de cana-de-açúcar o impacto do aumento da temperatura será positivo.
V. O Brasil é um dos 180 países que já ratificaram o Acordo de Paris durante Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21). Para alcançar a meta, o país registrou nos últimos anos (2018 a 2020) uma redução de 6% na taxa de desmatamento na Amazônia Legal.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.