UniCesumar Medicina 2015

O radioisótopo 241Am é um emissor alfa utilizado em alguns dispositivos detectores de fumaça. A radiação α ioniza as moléculas de ar presentes na câmara de detecção e uma corrente elétrica é gerada e medida.
A presença de fumaça altera a corrente medida, devido ao material particulado, e o alarme é acionado. Uma das maneiras de produzir o 241Am em reatores nucleares consiste em duas transformações radioativas a partir de um determinado nuclídeo: a incorporação de uma partícula α com a emissão de um nêutron e, posteriormente, a emissão de uma partícula β.
Um dos problemas desses detectores é o seu descarte, pois a atividade radioativa do dispositivo permanece por um longo período. A projeção indica que após 1296 anos a atividade radioativa de uma amostra de 241Am é de 12,5 % da original.

Com base nas informações do texto, o nuclídeo utilizado na produção de 241Am e a meia vida do radioisótopo do 241Am são, respectivamente, 

a

237U e 162 anos.

b

246Bk e 324 anos.

c

238U e 162 anos.

d

246Bk e 432 anos.

e

238U e 432 anos.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
2 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar