O que os alimentos ultraprocessados fazem com nosso corpo?
Conservas, enlatados, pasteurização, fermentação, reconstituição — todas estas são formas de processamento de alimentos. O pesquisador Chris Tulleken conduziu um experimento em que comeu alimentos ultraprocessados por um mês. Ao fim do período, Tulleken teve um aumento no hormônio responsável pela fome e uma diminuição no hormônio que nos faz sentir saciados, o que poderia explicar porque muitos comem demais e engordam. O primeiro hormônio é produzido por células do órgão onde ocorre a primeira etapa de digestão de proteínas. Já o segundo é produzido por células do tecido que armazena triglicerídeos. Mas o ganho de peso é apenas um dos inúmeros problemas associados a uma dieta rica em ultraprocessados.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ geral-57860648. Acesso em: 5 ago. 2021 (adaptado).
De acordo com o experimento apresentado no texto, os alimentos ultraprocessados interferem no nosso organismo porque agem
aumentando a produção do hormônio leptina, produzido por células do estômago, e diminuindo a produção de grelina, produzido pelo tecido adiposo.
aumentando a produção do hormônio grelina, produzido por células do estômago, e diminuindo a produção de leptina, produzido pelo tecido adiposo.
diminuindo a produção do hormônio grelina, produzido por células do estômago, e aumentando a produção de leptina, produzido pelo tecido adiposo.
diminuindo a produção do hormônio leptina, produzido por células do estômago, e aumentando a produção de grelina, produzido pelo tecido adiposo.