O que é redação oficial
Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Neste Manual, interessa-nos tratá-la do ponto de vista da administração pública federal.
A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de
Redação da Presidência da República. Casa Civil, Subchefia
de Assuntos Jurídicos; Coordenação de Gilmar Ferreira
Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual.
e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018. p. 16.
Considerando a linguagem empregada no texto, é correto afirmar:
A função predominante nesse texto é a conotativa, visto que seu objetivo primordial é instruir o leitor sobre as regras da redação oficial da presidência.
Como o foco do texto se concentra na relação entre o autor e o receptor, por meio das instruções do Manual, a função da linguagem predominante é a fática.
Por seu aspecto informativo, a função da linguagem empregada no texto é a denotativa, que tem como uma de suas características a ausência de subjetividade.
A função apelativa é aquela que se destaca no texto, uma vez que manuais são textos injuntivos por natureza e demandam uma linguagem subjetiva e persuasiva.