O que desejavam aqueles que vinham de derrubar a aristocracia russa? De modo geral, houve a retomada dos temas e dos programas avançados na revolução de 1905. Entre os trabalhadores urbanos, muito poucos falavam em revolução e socialismo. Queriam sobretudo liberdade de organização e de manifestação, jornada de trabalho de 8 horas, salários minimamente decentes, descanso semanal remunerado e garantias previdenciárias, como aposentadorias e proteção contra o desemprego, a invalidez e a doença [...] Em suma, tratava-se de fazer a Rússia aplicar a legislação social já conhecida nos centros capitalistas avançados da Europa Ocidental.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções russas. IN: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: o tempo das crises. Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p.48-49. Adaptado.
A Revolução Russa foi um movimento que ocorreu entre 1917 e 1928, derrubou a monarquia no país e acabou culminando na criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Suas raízes, contudo, podem remontar a 1905, depois que os ânimos populares se exaltaram com a derrota na Guerra Russo-Japonesa. Sobre esse processo, é correto afirmar que
o czar Nicolau II foi obrigado a abdicar ao trono depois da Revolução Bolchevique de outubro de 1917, quando os bolcheviques, apoiados pelos mencheviques, instalaram a República da Duma, de caráter socialista e liderada pelo líder operário e radical Alexander Kerensky.
com a morte de Lênin em 1926, houve uma luta pelo poder entre Trótski, que defendia a implantação do socialismo apenas na URSS, e Stálin, secretário-geral do Partido Socialista, que defendia a ampliação da revolução para outros países, o que ficou conhecido como revolução permanente.
o Exército Vermelho, formado por mencheviques e bolcheviques e organizado por Josef Stálin, em 1921, para conter o movimento contrarrevolucionário levado a cabo pelos aristocratas russos, saiu-se vitorioso em 1925, o que levou à instituição, por Stálin e Lênin, da URSS, que reuniu diversas regiões do antigo Império Russo.
o fracasso da República da Duma começou a ser vislumbrado em 1917, quando o presidente do soviete de Petrogrado, Leon Trótski, formou a Guarda Vermelha, composta por milicianos operários e quando o líder bolchevique, Lênin, retornou clandestinamente de seu exílio e incitou os sovietes a tomarem o poder por meio de uma revolução.
a Revolução de 1905, também conhecida como Revolução Menchevique, foi um movimento burguês precursor da Revolução de 1917. Ela foi deflagrada depois que o exército czarista massacrou uma manifestação pacífica de empresários e comerciantes contra os gastos na Guerra Russo-Japonesa durante uma reunião da Duma, o Parlamento russo.