UNEB Demais Cursos 2016/2

O quarteto de novos elementos químicos completa o sétimo período. O nome deles ainda é provisório e o número atômico, irrevogável — unúntrio 113, unumpêntio 115, ununséptio 117 e ununóctio 118. A IUPAC manda usar, antes do registro definitivo, a raiz latina de cada número, daí o “un”, “un”, “óctio” se referir a 118. Eles foram descobertos por físicos dos Estados Unidos, Rússia e Japão. Não será surpresa vê-los, depois, nomeados com alguma referência ao país de descoberta. São extremamente instáveis e têm uma meia-vida de milissegundos, a meia-vida é a designação usada para definir o tempo que uma amostra leva para se reduzir à metade, de átomos radioativos. (BEER, 2016, p. 64- 67).

 

Considerando-se a Tabela Periódica anexada à prova, as posições dos novos elementos químicos descobertos recentemente, as tendências de propriedades relacionadas aos grupos e períodos, aos quais pertencem, com outros elementos químicos dessa Tabela Periódica, é correto afirmar:

a

O ununséptio, 117Uns, é um elemento químico radioativo gasoso como o astato.

b

A partir do copernício, 112Cn, os demais elementos químicos são metais líquidos à temperatura de 25oC.

c

A configuração eletrônica do nível de valência do elemento químico unúntrio, 113Uno, é representada por 7p3.

d

O elemento químico ununpêntio, 115Unp, possui primeira energia de ionização menor e raio atômico covalente maior que os do bismuto.

e

A configuração eletrônica simplificada, em ordem crescente de energia de níveis e subníveis com base na estrutura atômica de gás nobre, do ununóctio, 118 Uno, é [Rn] 7s2 5f14 6d10 7p4.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D

Resolução

Resolução passo a passo

Os elementos recém-descobertos ocupam o 7.º período da Tabela Periódica e pertencem aos mesmos grupos (colunas) que:

  • 113 – Grupo 13 (família do B)
  • 115 – Grupo 15 (família do N)
  • 117 – Grupo 17 (halogênios)
  • 118 – Grupo 18 (gases nobres)

Para decidir qual alternativa está correta, analisamos, para cada afirmação, as tendências periódicas (estado físico, configuração eletrônica, raio atômico, energia de ionização).

Análise alternativa por alternativa

A) Diz que o ununséptio (117) seria um gás radioativo “como” o astato. Entretanto, o astato (85At) não é gasoso a 25 °C; é sólido extremamente raro. Logo, a afirmação é falsa.

B) Declara que a partir do copernício (112) todos seriam metais líquidos a 25 °C. Apenas o mercúrio (80) é comprovadamente líquido nas CNTP; Copernício é previsto ser líquido ou gasoso, mas 113-118 devem ser sólidos metálicos (ou, no caso do 118, gás nobre). Falso.

C) Para o elemento 113 (Grupo 13) espera-se final ...7s² 7p¹. A proposição traz 7p3. Falsa.

D) Descendo no Grupo 15 (Bi → 115) o raio aumenta e a 1.ª energia de ionização diminui. Portanto, Moscóvio (115) deve ter raio maior e energia de ionização menor que o bismuto. Verdadeiro.

E) O gás nobre 118 deve terminar em 7p6: [Rn] 5f14 6d10 7s2 7p6. A alternativa mostra 7p4. Falsa.

Portanto, a alternativa correta é D.

Dicas

expand_more
Localize cada elemento pelo número atômico e verifique o grupo correspondente.
Recorde a configuração eletrônica-padrão do grupo (ns² np¹, ns² np³, ns² np⁵, ns² np⁶).
Desça a coluna: raio ↗, energia de ionização ↘.

Erros Comuns

expand_more
Achar que todos os halogênios são gasosos (na verdade F2 e Cl2 são gases; Br2, líquido; I, At e Ts, sólidos).
Confundir as terminações ns² np¹ (grupo 13) e ns² np³ (grupo 15).
Esquecer que apenas Hg e Br2 são líquidos às CNTP, levando a aceitar a alternativa B.
Revisão

Revisão de conceitos essenciais

  • Grupos (famílias): elementos na mesma coluna têm configuração eletrônica externa semelhante e, por isso, propriedades periódicas comparáveis.
  • Tendências em um grupo: ao descer na coluna, o raio atômico aumenta (mais camadas) e a energia de ionização diminui (elétron mais afastado do núcleo).
  • Configuração eletrônica: segue a ordem de preenchimento dos subníveis (diagrama de Linus Pauling). O grupo 13 termina em ns² np¹; grupo 15 em ns² np³; grupo 17 em ns² np⁵; grupo 18 em ns² np⁶.
  • Estados físicos em condições ambiente: só dois elementos são líquidos: Hg (metal) e Br2 (não-metal). Elementos super-pesados, quando sólidos, devem ter PF relativamente baixos, mas não liqueficam a 25 °C.
  • Gás nobre: camada de valência completa (ns² np⁶) confere grande estabilidade química.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar