[…] O Projeto Grande Carajás foi um megaempreendimento econômico, político e social que teve início oficial em princípio da década de 1980, ainda que se tenha conhecimento de pretensões e de ações econômicas na região desde décadas anteriores, quando alguns diagnósticos apontavam a existência de metais na área. [...] Para a execução do projeto em sua estrutura, de modo geral, o governo federal disponibilizou elevado volume de capital, oriundo de empréstimos em instituições financeiras nacionais e estrangeiras. (SANTOS, Raimundo Lima dos. O PROJETO GRANDE CARAJÁS – PGC – E SEUS REFLEXOS PARA AS QUEBRADEIRAS DE COCO DE IMPERATRIZ. II Seminário de pesquisa de pósgraduação de história UFG/UCG. Goiânia, Goiás, 2009. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/113/o/IISPHist09_RaimundoLitos.pdf. Acesso em: 60 mar. 2022. p.1. com adaptações).
Após leitura do texto assinale a assertiva que melhor se enquadra no contexto histórico vivido no Brasil da década de 80.
A construção da ferrovia Carajás foi relacionada ao transporte da população amazônica que não tinha meios de transportes capazes de ligar o norte ao nordeste do país, embora também esteja relacionada ao Programa Grande Carajás que é conhecido como um projeto de exploração mineral e foi criado pela Empresa Estatal brasileira, na época, Companhia Vale do Rio Doce, na década de 70.
A Estrada de Ferro Carajás foi considerada pelo governo brasileiro como obra de pequena grandeza, de modo que outras tantas foram construídas de maneira independente e favoreceram a criação de estruturas para os estados do Pará e Maranhão, como é o caso da Usina Elétrica de Tucuruí, o Porto de Ponta Madeira, e a Estrada de Ferro Carajás.
A Estrada de Ferro Carajás destaca-se como uma grande construção, no entanto ela não ocasionou a desocupação de contingente de terras e nem afetou o meio ambiente amazônico.
Dentre as populações atingidas pela construção do ousado projeto da ferrovia Carajás, estão as populações urbanas de Belém e São Luís.
A Estrada de Ferro Carajás ocasionou muitos impactos sociais, econômicos e ambientais causados pela construção de caminhos ferroviários. Como a estrada transporta todos os anos mais de 100 mil toneladas de minérios, não está isenta de impactar a vida das populações que vivem nos territórios ao longo de seu percurso.
Para resolver a questão, é importante compreender o contexto histórico do Projeto Grande Carajás e os impactos gerados pela implementação de grandes projetos de infraestrutura na região amazônica. O Projeto Grande Carajás, iniciado na década de 1980, envolveu a exploração mineral e a construção da Estrada de Ferro Carajás. A alternativa correta deve refletir os impactos sociais, econômicos e ambientais causados por este empreendimento.
Considere os impactos gerados por grandes projetos de infraestrutura em regiões ambientalmente sensíveis.
Pense no propósito principal da construção de uma ferrovia em uma região rica em minerais.
Leve em conta as consequências sociais para as comunidades locais afetadas por tais projetos.
Confundir o principal objetivo da construção de uma ferrovia, que era o transporte de minério, com o transporte de pessoas.
Subestimar os impactos ambientais e sociais de grandes projetos de infraestrutura.
Considerar projetos adjacentes como independentes do Projeto Grande Carajás.
O Projeto Grande Carajás foi um plano de desenvolvimento implementado no Brasil na década de 1980, com foco na exploração mineral na região amazônica. Incluiu a construção da Estrada de Ferro Carajás, que liga a mina de ferro em Carajás, no estado do Pará, ao porto de Ponta da Madeira, no Maranhão. Este projeto teve grandes implicações econômicas, sociais e ambientais na região.