FCM PB 2018/1

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), mais conhecido como "teste do pezinho", se baseia na realização de testes laboratoriais nos primeiros dias de vida do recém-nascido. Quando feitos no momento e da forma adequados, os exames permitem o tratamento precoce de várias doenças dentro de uma janela de tempo em que é possível evitar atrasos no desenvolvimento da criança e retardo mental, além de tornar possível o aconselhamento genético. As doenças alvo dos programas de triagem neonatal (Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria - PKU, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística) ganharam relevância com as mudanças no perfil de morbimortalidade infantil dentro da chamada "transição demográfica e epidemiológica" (Ciênc. saúde coletiva, 2011). Faça uma análise do heredograma e determine o tipo de herança genética envolvida.

a

Autossômica recessiva.

b

Ligada ao cromossomo Y.

c

Dominante ligada ao X.

d

Recessiva ligada ao X.

e

Autossômica dominante

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar