O processo educativo possui diferentes faces, não acabadas, sendo que sua identificação clara e precisa nem sempre é possível, devido aos seus múltiplos aspectos. Por se tratar de um fenômeno histórico e humano, com frequência é abordado sob diferentes óticas. Segundo Mizukami (1986), o processo de ensinar pode ser classificado como: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural, os quais veremos na sequência.
Assinale a alternativa que a apresenta uma informação sobre a Abordagem Sociocultural:
Nesta abordagem de ensino, o foco está no desenvolvimento da personalidade dos indivíduos. Neste processo, o professor não transmite simplesmente os conteúdos, mas dá a assistência necessária aos estudantes, atuando, desta forma, como facilitador da aprendizagem.
Consiste de forma fundamental na interação. O conhecimento se dá pelas interações entre sujeito e objeto, sem enfatizar nenhum polo desta relação.
Nesta abordagem, o conhecimento é o resultado da experiência. Desta forma, a escola é reconhecida como a instituição que educa de maneira formal e os modelos educativos são construídos com base na análise dos processos, pelos quais o comportamento é modelado e respectivamente reforçado.
Esta abordagem leva em conta os aspectos socioculturais que estão presentes no processo de ensino/aprendizagem. A ênfase é voltada ao sujeito, na função de elaborador e criador de seu conhecimento.
Considera o indivíduo como um sistema aberto, que evolui através de reestruturações sucessivas, buscando um estágio final nunca alcançado de forma definitiva.