O processo do desenvolvimento motor revela-se, principalmente, por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo. Nesse sentido, os processos e produtos do desenvolvimento motor ao longo da vida podem ser conceituados pela heurística da ampulheta triangulada que apresenta as fases e estágios do desenvolvimento motor.
Sobre as fases do desenvolvimento motor, assinale a alternativa correta.
Os movimentos reflexos são aqueles involuntários, controlados subcorticalmente e que formam a base das fases do desenvolvimento motor, portanto, a fase do movimento reflexo inicia a partir do nascimento e finaliza aos dois anos de idade, quando a criança consegue manter o controle da cabeça.
As primeiras formas do movimento voluntário são as rudimentares, caracterizados por movimentos básicos, tais como movimentos de estabilidade, como controle da cabeça, tarefas de manipulação de alcançar, pegar e soltar e os movimentos de locomoção como arrastar, engatinhar e caminhar.
As atividades locomotoras, como correr e pular; as manipulativas, como arremessar e pegar, e as estabilizadoras, como caminhar sobre uma barra e equilibrar-se em apenas um pé, são exemplos de movimentos rudimentares que devem ser desenvolvidos durante a transição da fase reflexiva para a fase rudimentar.
Na fase do movimento especializado é o período em que as habilidades de estabilidade, locomoção e manipulação são progressivamente refinadas, combinadas e reelaboradas para o uso em situações de crescente demanda, portanto, no estágio de transição, que ocorre de 7 a 10 anos, todas as crianças já possuem padrões de movimentos refinados para a alta performance esportiva.