O processo de industrialização intensificou e acelerou as mudanças na organização espacial do mundo e do Brasil. [...] Se, no contexto interno, as condições favoreciam a industrialização, o mesmo ocorria no plano internacional.
Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016, pg. 141-144.
A industrialização brasileira tomou corpo a partir dos anos 1930.
Nesse sentido, assinale a opção correta sobre o processo de industrialização brasileiro.
Antes dos anos 1930 não houve condições para se iniciar a industrialização nacional, especialmente pelas imposições da conjuntura internacional. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova lorque (1929) impossibilitaram a produção de qualquer tipo de manufatura dentro do pais,
A utilização do termo “substituição de importações” relaciona-se ao fato de o crescimento industrial brasileiro subordinar-se às conjunturas internacionais, ou seja, às relações externas, às duas grandes guerras mundiais, às oscilações dos mercados de capitais externos e às taxas de juros internacionais.
Somente a partir do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o processo industrial nacional se consolidou. Na tentativa de impulsionar a economia, criou-se no país uma política de incentivo ao capital externo, o qual voltou seus investimentos à geração de infraestrutura e indústrias de base.
A partir da segunda metade dos anos 1950, na tentativa de recuperar o pequeno crescimento das décadas anteriores, o Estado centralizou suas políticas econômicas nas indústrias de bens de consumo duráveis. Essa ação condicionou um forte dinamismo do segundo setor até os anos 1980.
No período compreendido entre 1969 e 1973, a economia nacional passou por vários momentos de crises. A indisponibilidade de capitais para investimento no mercado internacional e o aumento das taxas de juros sobre esses capitais os mesmos, dificultaram o crescimento econômico nacional.