O processo de industrialização brasileiro foi, ao longo dos anos, passando por intensas transformações. O século XX foi marcado pelo amplo desenvolvimento desse setor econômico no país, mesmo a indústria já existindo no Brasil desde o século XIX. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A primeira grande etapa do processo de industrialização do país ocorreu entre os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Esse período foi marcado por forte investimento de capital estrangeiro com pouquíssimas intervenções estatais.
A crise do petróleo, ocorrida em 1973, permitiu que a indústria brasileira fosse consolidada como a principal atividade econômica do país. Isso se deu, principalmente, pelo uso do etanol, que tinha capacidade de suprir qualquer utilização que se fazia do petróleo naquele momento.
Os anos 90 foram marcados pela globalização da economia mundial, pela política neoliberal e pelas crises econômicas em países emergentes como o Brasil. Em consequência, o capital transnacional passou a controlar cada vez mais não só a industrialização, mas também toda a economia brasileira, incluindo setores como o agropecuário e o de serviços.
No final dos anos 70, os Estados Unidos promoveram a elevação das taxas de juros no mercado internacional, reduzindo investimentos destinados aos países em desenvolvimento. A solução encontrada pelo governo brasileiro foi a de subsidiar investimentos no setor industrial brasileiro, fomentando o desenvolvimento da nossa indústria sem a necessidade do uso de capital estrangeiro. Além disso, impostos de importação foram reduzidos, possibilitando que indústrias brasileiras pudessem investir em novas tecnologias, aumentando a competitividade do país no cenário econômico internacional.
A indústria brasileira – e a economia como um todo – foi a nocaute durante a década de 80. Foi só a partir do governo Collor que a indústria brasileira voltou a “respirar sem a ajuda de aparelhos”. Isso se deu principalmente pelo aumento considerável da participação do Estado no setor produtivo por intermédio da criação de estatais e de parcerias entre o setor público e privado.