O processo de independência das colônias espanholas nas Américas (ocorrido na primeira metade do século XIX) contou, em linhas gerais, com as seguintes características:
influenciado pelos interesses ingleses, as elites locais passaram a discordar das diretrizes do rei José Bonaparte, que ascendeu ao trono espanhol após a vitória de Napoleão Bonaparte, e buscaram a independência dos vice-reinos espanhóis e o completo rompimento com a Europa liberal.
a independência das antigas províncias da América espanhola estava associada ao apoio dado pelo exército americano em combater as tropas espanholas que defendiam o interesse imperial da Espanha.
a luta das províncias espanholas teve grande apoio financeiro e militar do império brasileiro, já que interessava ao Brasil industrializado ter seus vizinhos americanos libertos para consumir as manufaturas brasileiras.
foi um golpe dado com o apoio liberal de Portugal e que dissolveu qualquer forma de associação de interesses espanhóis, para atacar o território colonial português.
contou com o apoio de uma elite local de descendentes de espanhóis, mas que não ocupavam os principais cargos administrativos, os chamados criollos, que influenciados pelos interesses liberais passaram a lutar contra a dominação espanhola.