O processo de formação dos combustíveis fósseis aconteceu por volta de 250 milhões de anos, devido a galhos, troncos, folhas e raízes de grandes árvores que depois de mortas foram soterrados por sedimentos associados a elevadas temperaturas e pressão. Esse processo deu origem a quatro tipos de carvão mineral. Assinale a assertiva que representa corretamente um desses tipos de carvão mineral.
Turfa: é a etapa final e tem relação com a deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos. Apresenta aproximadamente 40% de carbono.
Linhito: é a segunda etapa formada por um material escuro e que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono com aproximadamente 70% de carbono.
Hulha: é a segunda etapa sendo considerado o próprio carvão mineral com 85 a 95% de carbono. A hulha é fracionada em carvão sub-betuminoso sendo utilizado principalmente em estações geradoras e carvão betuminoso.
Antracito: é a etapa inicial apresentando cor negra, brilho e elevada dureza e alto teor de carbono (50 a 65%). É bastante utilizado para aquecimento doméstico.
Turfa: É o tipo mais comum transformado em coque e tem amplo emprego industrial.