O procedimento de lavagem intestinal, ou enteroclisma, ou enteróclise, é realizado pela enfermagem mediante prescrição médica e consiste na introdução de grande quantidade de líquido (1.000 ml) no reto e cólon sigmoide, para remoção das fezes do intestino grosso através da instilação de soluções sob pressão, por via retal. Quando a quantidade da solução é menor (50 ml a 500 ml), denomina-se de clister ou enema. Conforme atribuições e práticas da equipe de enfermagem, assinale um cuidado fundamental na realização de tal procedimento.
Introduzir a sonda no reto 7,5 a 10 cm (adultos) após a lubrificação adequada.
Durante a administração, deve-se deixar o frasco da solução em temperatura fria e na posição de 45 cm acima do reto.
Interromper o procedimento durante a introdução da sonda se houver resistência. Caso esteja resistente, deve-se injetar lidocaína gel de acordo com o peso do paciente e analisar o canal, a fim de verificar presença de fecaloma e, ainda, informar ao enfermeiro imediatamente.
Colocar o paciente adulto na posição de decúbito lateral ou Fowler, para melhor introdução da sonda retal. Essa posição permite que a solução flua para baixo pela força da gravidade ao longo da curva natural do cólon sigmoide e do reto, melhorando, assim, a retenção da solução. Incentivar o paciente a permanecer nessa posição até o procedimento terminar. A criança deverá ser posicionada em decúbito ventral.