O primeiro passo para o desmonte do sistema de colonização nas Américas foi a declaração de independência das treze colônias inglesas da América do Norte, em 1776, fato que exerceu influência também na Revolução Francesa, iniciada em 1789, mesmo ano em que era desmantelada, no Brasil, a Inconfidência Mineira. As circunstâncias da política europeia nos primeiros anos do século XIX influenciaram os movimentos de emancipação das colônias espanholas e levaram o reino português a tomar inédita decisão, a qual acabou por constituir importante elemento para o avanço do processo que levaria à Independência do Brasil, em 1822.
Considerando as informações acima, relativas ao processo de transformações estruturais vividas pelo Ocidente entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras do século XIX, assinale a opção correta.
A Revolução Industrial, pioneiramente conduzida pela Inglaterra, reafirmou os laços de dependência das colônias às respectivas metrópoles, visto que passou a prevalecer a defesa de práticas monopolísticas que assegurassem matéria- prima e mercado consumidor.
No período citado, a Revolução Industrial começava a subverter as antigas formas de organização do sistema produtivo e, no campo político-social, as revoluções liberais burguesas destruíam o que sustentava o Antigo Regime.
As ideias iluministas, incorporadas por regimes tradicionalmente absolutistas, os chamados despotismos esclarecidos, acabaram por inviabilizar os movimentos revolucionários comprometidos com a defesa da liberdade e da igualdade.
No Brasil de fins do século XVIII, no auge da extração do ouro, o ideal inconfidente traduzia-se na luta pela independência de toda a Colônia, na adoção do regime republicano e na abolição de qualquer forma de trabalho escravo.
Ao ser invadida pelas tropas de Napoleão Bonaparte, a Espanha ficou impotente para frear os movimentos emancipacionistas de suas colônias, o que explica a sucessão de independência de todas elas naquele contexto de profunda instabilidade política.