“O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse nesta terça-feira (27) que só aceitará conversar com Donald Trump se o governo dos Estados Unidos retirarem as sanções impostas ao regime iraniano. A declaração de Rohani desfaz, em parte, a expectativa criada após o presidente da França, Emmanuel Macron, dizer que tentava criar condições para que o iraniano se reunisse com Trump. Nesta segunda-feira, inclusive, Rohani indicou que estaria disposto a se encontrar com alguém "disposto a ajudar o desenvolvimento do meu país". "Mesmo se as chances de sucesso forem de 20% ou 10%, não podemos perder oportunidades", disse o presidente iraniano. Entretanto, Rohani voltou atrás nesta terça-feira e condicionou qualquer conversa com a Casa Branca ao fim das sanções impostas ao Irã”.
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/08/27/presidente-do-ira-diz-que-so-conversara-com-donaldtrump-se-eua-retirarem-sancoes.ghtml, acesso em setembro/2019.
Acerca da questão geopolítica, apresentada no excerto acima, assinale a alternativa correta.
Os Estados Unidos retiraram-se do acordo nuclear iraniano e passaram a aplicar sanções ao setor petrolífero do Irã, gerando grave crise econômica neste país.
A França, grande potência nuclear da Europa, não aceitou a forte concorrência representada pelo Irã, e aceitou o auxílio dos Estados Unidos para intermediar o debate.
O Irã retirou-se do próprio acordo nuclear em 2015, provocando a ira dos Estados Unidos, que dependem do urânio enriquecido do Irã para gerar energia nuclear.
O Irã é fortemente dependente do petróleo exportado pelos Estados Unidos, e entrou em grave crise econômica após Donald Trump interromper o fornecimento deste produto.
A França intermedia a crise entre Estados Unidos e Irã, pois tem interesse na amenização da crise iraniana, passo importante para que o Irã volte a importar o petróleo francês.