O preparo de soluções é uma das atividades desenvolvidas em um laboratório de análises químicas e requer a leitura atenta das instruções que constam nos manuais de laboratório, como o manuseio adequado e armazenamento de materiais, os indicadores de segurança e o descarte de produtos químicos, entre outras informações. Para preparar uma solução de nitrito de sódio usada na determinação quantitativa de vitamina B, por exemplo, temos as seguintes informações:
⇒ dissolver cuidadosamente 22,0g de NaNO2(s), substância redutora e tóxica, em 100,0mL de água;
⇒ como uma solução desse sal é, em geral, instável, recomenda-se preparar a solução na hora de usar.
Considerando essas informações e que a solubilidade do NaNO2(s), massa molar 69,0gmol–1, é de 820,0g em 1,0L de água, a 20°C, é correto afirmar:
A dissolução de 2,0mol de nitrito de sódio em 100,0mL de água destilada forma um sistema homogêneo, a 20°C.
O nitrito de sódio, NaNO2(s), atua como um agente redutor ao ganhar elétrons e formar o nitrato de sódio, NaNO3(s).
A instabilidade da solução de nitrito de sódio é justificada pela decomposição do sal com formação do N2O5 como único óxido.
O valor da quantidade de matéria de íons nitrito, NO–2 , presentes na solução aquosa logo após o preparo, é de, aproximadamente, 0,3mol.
O descarte correto de uma solução de nitrito de sódio envolve o aquecimento da solução para evaporação da água e recuperação do sólido.