UFPE 2015

O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A ANÁLISE DO DISCURSO

 

A sociedade brasileira é ainda uma sociedade preconceituosa. Os mais pobres são constantemente discriminados, e esse fato se agrava quando essa parcela da população não tem acesso à educação de qualidade. Nesse sentido, o falar e escrever que fogem à norma padrão da forma culta da língua portuguesa são também alvos de críticas e pretextos para atitudes preconceituosas. O preconceito linguístico, como o próprio nome diz, é o pré-julgamento de pessoas com base na linguagem verbal. Ele parte do pressuposto de que só existe uma língua portuguesa digna deste nome, a ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. A partir daí, aquele cujo discurso desvia dessa língua “correta” é discriminado e reprimido. O Brasil não tem uma unidade linguística, assim como não tem uma unidade sócio-econômica e cultural. O preconceito linguístico nada mais é do que um reflexo do real preconceito sofrido pelas pessoas de classes sociais mais baixas. Assim, faz-se necessário combater também essa modalidade de preconceito. Para isso, alguns pontos principais devem ser considerados, como a identificação do preconceito, a mudança de atitude e, principalmente, a definição do que é erro e de como deve ser ensinado o português nas escolas.

(Fonte: Adaptado de Sara Baptista Martins. O preconceito linguístico e a análise do discurso. Disponível em http://www.usp.br/cje/jorwiki/exibir.php?id_texto=69, acesso em 10/07/2014, adaptado).

Observe a seguinte sentença retirada do TEXTO 1: “O Brasil não tem uma unidade linguística, assim como não tem uma unidade sócio-econômica e cultural”. Assinale a alternativa que mantém a mesma ideia da sentença citada:

a

Se o Brasil tivesse uma unidade sócio-econômica e cultural, teria igualmente uma unidade linguística.

b

A unidade linguística pode estar presente no Brasil, porém, não se pode falar de unidade sócio-econômica e cultural.

c

Na mesma medida em que inexiste uma unidade sócio-econômica e cultural, o Brasil não tem uma unidade linguística.

d

Caso o Brasil tivesse uma unidade sócio-econômica e cultural, por outro lado, faltaria unidade linguística.

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Resposta
C

Resolução

Nesta questão, a frase do texto – “O Brasil não tem uma unidade linguística, assim como não tem uma unidade sócio-econômica e cultural” – indica a ideia de que a ausência de unidade linguística no país ocorre da mesma forma que inexiste unidade socioeconômica e cultural. A alternativa que expressa a mesma noção é a letra C, por restabelecer o paralelismo entre a inexistência de unidade social, econômica e cultural e a inexistência de unidade linguística.

Dicas

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Observe a relação comparativa enfatizada pela expressão 'assim como'.
Repare se a frase nova mantém o mesmo paralelismo de inexistência das duas unidades citadas.

Erros Comuns

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Interpretar que, se houvesse unidade socioeconômica e cultural, haveria necessariamente unidade linguística.
Confundir ausência de unidade linguística com possibilidade de haver, em algum momento, unidade linguística distinta.
Revisão

Revisão de Conceitos:

1. Paralelismo semântico: ocorre quando duas ideias são apresentadas de maneira similar para relação ou comparação.

2. União entre aspectos sociais, econômicos e culturais: entender essas dimensões permite compreender por que há diferentes formas de falar e se expressar em um país.

3. Preconceito linguístico: é a discriminação baseada no modo de falar ou escrever que foge à norma culta, geralmente vinculado à condição socioeconômica e cultural.

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