“O positivismo lógico, nascido em Viena em 1920, foi uma forma enérgica de filosofia baseada em avanços na matemática e na física. Cientistas naturais, cientistas sociais, matemáticos e filósofos se reuniam para debater e desenvolver o programa positivista lógico no que veio a ser chamado de Círculo de Viena. O positivismo lógico se desenvolveu a partir de várias fontes. Entre as mais importantes estavam os métodos e ideias filosóficos de Frege e Russell. Apesar de não ser membro do Círculo de Viena, Wittgenstein teve uma influência crucial no desenvolvimento das visões dos positivistas lógicos. Os membros do Círculo de Viena conferiram ao Tractatus Logico-Philosophicus a honra de ser lido e discutido linha por linha. Ele forneceu um impulso intelectual que ajudou a definir o programa básico dos positivistas lógicos”.
(SCHWARTZ, S. Uma breve história da filosofia analítica: de Russell a Rawls. São Paulo, Loyola, 2017, p. 45-47, adaptado)
Considerando o texto acima e as características do positivismo lógico, assinale a afirmativa INCORRETA.
O positivismo lógico reagiu ao idealismo hegeliano.
Para o positivismo lógico, o trabalho filosófico consiste na análise lógica da linguagem.
O Círculo de Viena rejeita a metafísica, pois suas sentenças seriam destituídas de sentido.
Wittgenstein, no Tractatus Logico-Philosophicus, define a filosofia como uma teoria.
No positivismo lógico, o significado de um juízo é analisado a partir da relação entre sua forma lógica e a realidade que representa.