UNCISAL 2013

O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002) é autor do poema abaixo, intitulado “No meio do caminho”, que pode ser associado

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

a

ao Modernismo brasileiro, período no qual Drummond começou a publicar a sua vasta obra, como se pode ver pela presença do verso livre e da relação intertextual e paródica com obras consagradas da tradição.

b

ao Romantismo, pela idealização da mulher amada e pelo tom confessional do sujeito poético, que lamenta a impossibilidade de realização amorosa, simbolizada pela palavra “pedra”.

c

ao Parnasianismo, pela valorização dos elementos consagrados da elaboração poética, como a rima externa, a métrica regular e a referência à mitologia grega.

d

ao Arcadismo, pelo modo como a musicalidade é central no poema, que remete a imagens rurais como pedra e caminho.

e

ao Barroco, pela tensão entre as dimensões espirituais e carnais da vida humana e pela abordagem do tema da fugacidade da existência, presente na metáfora da pedra.

Ver resposta
Ver resposta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar