O planeta Terra pode ser considerado um gigantesco imã, devido à circulação da corrente elétrica em seu núcleo formado de ferro e níquel em estado líquido. Estas correntes criam um campo magnético(...).
Este campo magnético ao redor da Terra tem a forma aproximada do campo magnético ao redor de um imã de barra simples (...).
A Terra, na sua rotação diária, gira em torno de um eixo. (...)
O eixo magnético não coincide com o eixo geográfico.
FONTE: VEIGA, Luis Augusto Koenig; ZANETTI, Maria Aparecida Zehnpfennig: FAGGION, Pedro Luis. FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA. 2012. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglelefindmkaj/http://www.cartografica.ufpr.br/docs/topo2/apos_topo.pdf.
Sobre os Nortes Geográfico e Magnético, assinale a afirmativa correta:
O Norte Geográfico (NG) é o ponto para onde convergem todos os trópicos.
O Norte Geográfico (NG), ou norte verdadeiro, é o ponto na superfície terrestre onde ocorre a intersecção com o eixo de rotação da Terra.
O Norte Magnético (NM) possui uma distância angular em relação ao Norte Verdadeiro que varia no tempo e no espaço, denominada Declinação Magnética.
O Norte Magnético (NM) indica o sentido do polo magnético da Terra, que permanece constantemente a cerca de 150 quilômetros de distância do Norte Geográfico.
O Norte Geográfico é o norte indicado pela bússola. O mesmo é muito utilizado na navegação e na Astronomia.