O pintor espanhol Francisco de Goya (1746 - 1828) retratou o general Aníbal numa das mais estudadas passagens da história militar mundial.
Assinale a alternativa que resume CORRETAMENTE a importância histórica de Aníbal e o contexto militar no qual atuou
por episódios como a passagem do exército cartaginês pelos Alpes durante a Segunda Guerra Púnica (218 a. C - 201 a. C), Aníbal é considerado um dos maiores estrategistas da história.
a crueldade de Aníbal durante a invasão de Roma na Primeira Guerra Púnica (264 e 241 a.C.) colocou o general cartaginês na galeria dos grandes tiranos da Antiguidade.
o emprego de novas técnicas de navegação e de guerra anfíbia por parte do exército gaulês liderado por Aníbal na Guerras da Gália (58 a.C. - 51 a.C.) tornaram-no um dos grandes nomes da guerra naval.
a tática de “terra arrasada” utilizada pelo exército de Aníbal na defesa de Cartago frente ao exército romano na Segunda Guerra Pùnica (218 a. C - 201 a. C) é utilizada até hoje nos conflitos terrestres, tal como na Guerra da Bósnia (1992 – 1995).
após a transposição dos Alpes pelo exército de Aníbal, toda a parte ocidental do Mediterrâneo tornou-se domínio de Cartago e dos fenícios até a incorporação deste território por Pompeu, o Grande, em 65 a. C.