O petróleo é fonte de combustíveis e de matérias-primas industriais que são obtidos pela destilação fracionada nas refinarias. Entretanto, o aumento na extração do petróleo, do efeito estufa e da poluição ambiental, decorrentes do uso contínuo de combustíveis de origem fóssil, vêm sendo discutidos por toda a sociedade.
Considerando-se essas informações associadas aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:
A liberação de SO2(g) na queima de combustíveis, como o óleo diesel, é inócuo ao ambiente porque esse gás é instável e reage rapidamente com o oxigênio do ar.
O aumento na extração de petróleo não compromete as grandes reservas mundiais, porque esse material é formado pela decomposição aeróbica de materiais orgânicos.
O efeito estufa está relacionado à capacidade de o dióxido de carbono, CO2(g), produto da combustão completa, absorver a radiação ultravioleta proveniente do Sol.
O óleo diesel, mistura de hidrocarbonetos constituídos por cadeias carbônicas com 13 a 17 átomos de carbono, é um líquido menos denso do que a gasolina comum.
A obtenção de polímeros sintéticos, usados na fabricação de tecidos, colas e embalagens plásticas, requer a utilização de matérias-primas obtidas na destilação do petróleo.