O período posterior ao término das hostilidades entre Norte e Sul trouxe, além das inúmeras consequências da Guerra já mencionadas, um grande questionamento: como reincorporar os territórios sulistas à União? Qual seria o estatuto legal de um estado soberano que se separara e era forçado a voltar à União? Seria ainda um estado ou apenas uma província conquistada? Como seria a reconstrução?
FERNANDES, L. E. e MORAIS, M. V., “Os EUA no século XIX”. In História dos Estados Unidos. Das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, p. 137.
A respeito das questões referidas ao período mencionado acima, assinale a alternativa correta:
Havia, entre os milhares de negros que lutaram ao lado da União, demandas como direito de voto e acesso à educação.
Apesar da luta sangrenta entre tropas do Sul e do Norte, havia um certo consenso a respeito da igualdade entre negros e brancos.
Democratas e Republicanos concordavam com a emancipação dos negros e com a adoção de políticas sociais de integração e reparação.
A tensão entre o Congresso Nacional e o Executivo Federal ocorria devido à disputa pelo prestígio das medidas que estabeleceram o fim da escravidão.
Após a guerra, milhares de brancos sulistas mudaram para o Norte com o objetivo de difundir as ideias de tolerância racial.