O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Por sua importância, a UNESCO o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial Cultural em 13 de dezembro de 1991 e também na Lista Indicativa Brasileira como patrimônio misto.
Texto extraído de http://portal.iphan.gov.br/ Acesso em: 10 ago. 2021.
Sobre esse assunto, uma das afirmativas a seguir NÃO corresponde à realidade. Assinale-a!
Esse Parque situa-se no Piauí e apresenta domínio morfoclimático da Caatinga, mas possui transição de Cerrado no seu limite norte.
Durante milênios, as paredes dos sítios arqueológicos desse Parque foram pintadas por grupos humanos de diferentes características culturais, constituindo um forte atrativo para visitação turística.
Esse Parque contém abundantes registros rupestres com artefatos que podem ter milhares de anos, sendo, assim, antigos registros da Arqueologia na América do Sul.
Situado em uma região de clima semiárido, fronteira entre duas grandes formações geológicas - a Bacia Sedimentar Maranhão-Piauí e os terrenos cristalinos da Depressão do São Francisco -, seu relevo é formado por um sistema montanhoso de idade arqueozoica.
Esse Parque está localizado no estado do Piauí, em sua porção sudeste, apresentando uma topografia tabular esculpida, ao longo de milhares de anos, por processos erosivos, sobretudo fluviais.