PUC-PR Inverno 2014

O Paraná foi emancipado de São Paulo em 1853. Tinha um território em sua maior parte desocupado, com uma população de pouco mais de 60.000 habitantes. Um dos maiores problemas dos governos provinciais e estaduais (depois de 1889) eram a colonização e o aproveitamento econômico de grandes parcelas de florestas, campos e terras férteis em todos os quadrantes do território estadual. Até 1920, praticamente apenas as regiões do Litoral, de Curitiba e dos Campos Gerais estavam ocupadas e integradas através de estradas e de comunicações. Em especial, a região Norte do Estado, com boas terras para a agricultura, demandava um projeto de colonização eficaz.

 

Assim, com relação à ocupação e colonização da região Norte do Estado do Paraná, é CORRETO afirmar:

a

O governo do Estado contratou companhias particulares de colonização europeias cujo objetivo era a agricultura de trigo e de outros cereais, assim como a pecuária leiteira. Pretendia-se trazer exclusivamente imigrantes europeus para ocupar a região. 

b

A colonização do Norte foi resultado da ação do governo estadual, que criou uma companhia oficial de colonização. Apenas ela podia colocar terras à venda, implantar a infraestrutura necessária à colonização e permitir ou não a entrada de colonos nas novas glebas.

c

A ocupação do Norte foi resultado da ação de uma empresa pública federal de colonização. O governo brasileiro tinha grande interesse em ocupar e colonizar as famosas terras roxas, tendo em vista a grande demanda que o mercado mundial tinha por produtos tropicais, como o café e o algodão, além do grande valor que as madeiras nobres da região alcançavam. 

d

Havia um projeto de industrialização por parte do governo estadual, focalizado principalmente na implantação da indústria madeireira na região.

e

Foi iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, de capital inglês, que, em 1925, adquiriu inúmeras glebas situadas entre os rios Tibagi, Paranapanema e Ivaí. O objetivo dos capitalistas ingleses era a criação de uma infraestrutura para colonização, implantação de estradas de ferro, exploração madeireira e posterior venda de lotes para interessados em agricultura comercial no Brasil e no exterior.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar