UEL 1° Fase 2018

O ovo consiste de casca, gema e clara. A casca é formada fundamentalmente por carbonato de cálcio; a gema, por água, lipídeos, proteína, glicose e sais minerais; a clara, basicamente, por proteína (albumina). O simples fato de inserir um ovo em um meio aquoso e depois submetê-lo ao aquecimento nos remete a alguns conceitos de química que podem ser explorados cotidianamente. Sabe-se que, se um ovo for aquecido em vinagre (4,5% de CH3COOH), a chance de trincar a casca é pequena devido à reação de _________ deixando a casca com maior elasticidade. O ovo é aumentado se colocarmos em contato com vinagre por um determinado tempo devido a um processo chamado de _________. Se um ovo próprio para consumo for inserido em água salgada, diferentemente do que ocorre em água pura, ele flutua porque _________. Se for colocado em solução saturada de sacarose, o ovo afunda devido a um processo chamado de _________. Um ovo, com o passar do tempo, perde água de seu interior pelos poros da casca por um processo de _________. E, se colocarmos um ovo podre em água pura, ele irá _________.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

a

CaCO3 com CH3COOH, formando acetato de cálcio e ácido carbônico; osmose; a densidade da água salgada é maior do que a da água pura; osmose; vaporização; flutuar porque sua densidade é menor que a da água.

b

CaCO3 com lipídeos, formando ácido graxo e ácido carbônico; osmose reversa; a densidade da água salgada é menor que a da água pura; osmose; osmose; afundar porque sua densidade é maior que a da água.

c

CaCO3 com proteína, formando aminoácido e ácido carbônico; osmose; a densidade da água salgada é menor que a da água pura; osmose; vaporização; afundar porque sua densidade é menor que a da água.

d

CaCO3 com CH3COOH, formando ácido graxo e ácido carbônico; osmose; a densidade da água salgada é maior que a da água pura; osmose; osmose; flutuar, pois sua densidade é maior que a da água.

e

CaCO3 com CH3COOH, formando acetato de cálcio e água; osmose reversa; a densidade da água salgada é maior que a da água pura; osmose reversa; vaporização; flutuar, pois sua densidade é maior que a da água.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
4 min

Resolução

Passo 1 – Reação entre vinagre e a casca
• A casca do ovo é rica em \(\text{CaCO}_3\).
• O vinagre contém cerca de 4,5 % de ácido acético \(\text{CH}_3\text{COOH}\).
• Ocorre neutralização:

\[ \text{CaCO}_3(s)+2\,\text{CH}_3\text{COOH}(aq)\;\longrightarrow\;\text{Ca(CH}_3\text{COO})_2(aq)+\text{H}_2\text{CO}_3(aq) \]

A seguir a espécie \(\text{H}_2\text{CO}_3\) se decompõe liberando \(\text{CO}_2\) (bolhas), o que torna a casca mais “porosa”/flexível, reduzindo as trincas.

Passo 2 – Aumento do ovo no vinagre
A água migra para o interior através da membrana semipermeável (membrana da casca já parcialmente descalcificada). Esse fluxo de água é osmose.

Passo 3 – Ovo em água salgada
Ao se dissolver sal, a densidade da solução cresce; quando essa densidade supera a densidade média do ovo (≈1,03 g·cm−3), ele flutua.

Passo 4 – Ovo em solução saturada de sacarose
Sacarose não atravessa a membrana, mas puxa água para fora do ovo (osmose). O ovo perde volume, fica mais denso e acaba afundando.

Passo 5 – Perda de água com o tempo
A água interna evapora através dos poros – é vaporização (evaporação).

Passo 6 – Ovo podre em água pura
A decomposição produz gases (\(\text{H}_2\text{S},\,\text{CO}_2\)), diminuindo a densidade do conteúdo; por isso o ovo flutua.

Conclusão
Os termos que completam corretamente as lacunas são, nesta ordem:

  • Reação do \(\text{CaCO}_3\) com \(\text{CH}_3\text{COOH}\), formando acetato de cálcio e ácido carbônico;
  • osmose;
  • a densidade da água salgada é maior que a da água pura;
  • osmose;
  • vaporização;
  • flutuar porque sua densidade é menor que a da água.

Alternativa correta: A.

Dicas

expand_more
Lembre-se de que a casca do ovo é quase todo \(\text{CaCO}_3\). Ácidos fortes ou fracos reagem com carbonatos liberando \(\text{CO}_2\).
Fluxo de água através de membranas semipermeáveis recebe nome específico: ocorre tanto para dentro quanto para fora do ovo.
Para flutuar, a densidade do corpo deve ser menor que a do líquido. Compare a densidade da água pura, salgada e da solução açucarada.

Erros Comuns

expand_more
Confundir a reação do vinagre com componentes internos do ovo (proteínas ou lipídeos) em vez da casca de carbonato.
Achar que o ovo flutua na água salgada porque ele fica mais leve, e não pelo aumento de densidade do líquido.
Trocar osmose por osmose reversa (processo industrial que exige pressão externa).
Pensar que o ovo podre afunda por estar "mais pesado" e ignorar a formação de gases que diminuem sua densidade.
Revisão
  • Neutralização ácido–base: carbonatos reagem com ácidos liberando \(\text{CO}_2\).
  • Osmose: fluxo de solvente do meio menos concentrado para o mais concentrado através de membrana semipermeável.
  • Densidade e empuxo: um corpo flutua se sua densidade média for menor que a do fluido.
  • Evaporação/Vaporização: passagem espontânea de moléculas do estado líquido para o gasoso à temperatura ambiente.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar