O número, segundo Piaget, é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora, por abstração reflexiva, entre objetos. Uma é a ordem, a outra, a inclusão hierárquica. Sobre esses dois conceitos, analisar os itens abaixo:
I. De acordo com o conceito “ordem”, quantificar um conjunto de objetos significa colocar os objetos fisicamente ordenados e alinhados a fim de que de cada objeto seja contado apenas uma vez.
II. Ao construir o conceito de número, a criança irá perceber que as quantidades se conservam, não importando se variamos seu arranjo espacial.
III. Para ser capaz de quantificar objetos, é necessário que a criança os coloque em uma relação de inclusão, ou seja, consiga incluir mentalmente “um” em “dois”, “dois” em “três”, etc.
IV. O conceito de inclusão hierárquica implica compreender que a palavra “cinco”, por exemplo, é um nome que representa apenas o 5º objeto de uma coleção e que dentro do número 5 não temos os números 4, 3, 2, e 1.
Estão CORRETOS:
Somente os itens I e II.
Somente os itens II e III.
Somente os itens III e IV.
Somente os itens I, II e IV.
Todos os itens.