O núcleo celular foi a primeira organela a ser descrita. Observações dessa região celular foram feitas em 1682, pelo “pai da microbiologia”, o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), e, posteriormente, em 1802, pelo botânico austríaco Franz Andreas Bauer (1758-1840). Contudo a descoberta do núcleo celular é frequentemente atribuída a outro botânico: o escocês Robert Brown (1773-1858), que descreveu essa região celular 29 anos depois (1839), a partir do exame de células de orquídeas.
(O NÚCLEO..., 2014).
Com base nos conhecimentos sobre as funções, características e componentes do núcleo celular, é correto afirmar, exceto:
É formado por duas membranas lipoproteicas, cada uma delas com organização estrutural semelhante à das demais membranas celulares.
A cromatina é constituída por moléculas de DNA enroladas em torno de histonas e pode apresentar-se em níveis variados de condensação.
Cromatina e cromossomos são encontrados em fases semelhantes, na interfase e na divisão celular.
Os nucléolos podem atuar na síntese de RNA ribossômico que migram do núcleo para o citoplasma.
A carioteca apresenta poros que delimitam espaços através dos quais ocorrem trocas de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.