O Novo Obscurantismo
Terraplanismo, negação das mudanças climáticas. Movimentos antivacina, curandeirismo. (...) Vivemos numa época tão propícia à ignorância.
(Revista Super Interessante, julho 2019)
A Civilização Ocidental, entre os séculos XV e XVIII, viveu dois movimentos culturais – a Renascença e o Iluminismo – que destituíram crendices, dogmatismos e práticas que aprisionavam o homem na ignorância.
A esse respeito, leia as seguintes assertivas:
I. Nicolau Copérnico, monge polonês, contestou a teoria do geocentrismo (da Igreja) e substituiu esse modelo por outro, no qual o sol era o centro; o físico Galileu Galilei defendeu a teoria de Copérnico através da observação sistemática dos fenômenos físicos.
II. Don Quixote de la Mancha, obra de Cervantes, denota a despreocupação do autor com o absolutismo espanhol.
III. O médico suíço Thweopharastus Bombastus von Hohenhein, no século XVI, elaborou a teoria dos medicamentos susceptíveis a ajudar o organismo a curar as doenças.
IV. O desenvolvimento do pensamento científico, entre os séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo, contexto do pensamento iluminista, quando os pensadores René Decartes, John Locke e Isaac Newton produziram uma verdadeira revolução científica.
V. As ideias de liberdade, individualismo e racionalidade foram cunhadas pelo pensamento iluminista e racional e deveriam ser levadas adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem.
Está correto o que se afirma em:
I, II e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas
III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.