O Novo Dicionário da Língua Portuguesa – o Dicionário Aurélio – indica a filiação etimológica do termo República com o latim res pública, isto é, “coisa pública”, evidenciando que as raízes históricas dessa palavra tão contemporânea e, ao mesmo tempo, muito antiga remontam ao mundo latino e, por extensão, à Grécia, substrato da cultura romana.
(O NOVO... 2018).
Os ideais republicanos e democráticos passaram a ser contestados no Ocidente, no contexto da
Revolta Liberal de 1848, no movimento conhecido como a Primavera dos Povos, diante da ascensão das forças socialistas incentivadas com a publicação do Manifesto Comunista de Karl Marx.
Crise de 1929, momento em que o governo norte-americano abandonou o liberalismo econômico e passou a intervir na economia, estabelecendo um governo autoritário e repressor, através do New Deal.
crise econômica após a Primeira Guerra Mundial que, associada à ascensão dos ideais socialistas, contribuiu para o financiamento do grande capital para a concretização dos ideais nazifascistas na Alemanha e Itália.
Guerra Fria, quando a Europa ocidental adotou modelos autoritários de governo, respaldados juridicamente, para conter a ascensão da União Soviética no Ocidente.
crise do socialismo, que, diante da ascensão dos movimentos nacionalistas e separatistas, levou a Europa a estabelecer um processo repressivo que conteve a fragmentação do Leste Europeu.