O novo Augusto acumulou poder supremo unindo atrás de si as múltiplas forças de descontentamento e desintegração do último período da República. Conseguiu congregar uma plebe urbana desesperada e recrutas camponeses exaustos contra uma pequena e odiada elite dirigente. Acima de tudo, Otávio Augusto contara com a nobreza da Península Itálica que agora procurava a sua parte de honras e funções no sistema que ajudara a construir.
(Perry Anderson. Passagens da antiguidade ao feudalismo, 1982. Adaptado.)
Sobre as estratégias utilizadas para angariar apoio político, durante a chamada Pax Romana, é correto afirmar que Otávio Augusto
promoveu farta distribuição de cereais e muitos espetáculos para a plebe urbana e criou novos empregos para os camponeses com a proibição da escravidão nas províncias da Península Itálica.
uniu a plebe urbana e os soldados, por meio da política de pão e circo e da distribuição de terras, e transferiu poderes para a nobreza provincial da Península Itálica.
encerrou as guerras de conquista, unindo os camponeses, a plebe urbana e as nobrezas provinciais da Península Itálica, que estavam extenuados pelos conflitos externos.
procurou o apoio da plebe urbana e dos camponeses, por meio da política do pão e circo e da reforma agrária, e estendeu a cidadania romana a todos os habitantes da Península Itálica.
suprimiu os descontentamentos por meio do fortalecimento do poder político dos senadores e da melhoria da condição social dos camponeses e da plebe urbana.