O Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016 foi para o cientista Yoshinori Ohsumi, por suas descobertas importantes sobre os mecanismos de autofagia. Nos anos 1960, o conceito de autofagia foi descoberto quando se observou que a célula era capaz de "encapsular" seus próprios componentes, envolvendo-os em membranas, e transportando-os para um compartimento de reciclagem, onde esses componentes são destruídos. Os achados abriram as portas para a compreensão do papel da autofagia em diversas doenças.
Fonte: http:// g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/nobel-de-medicina-vaipara- yoshinori-ohsumi.ghtml (adaptado)
Tomando por base as informações disponibilizadas na reportagem e sobre o processo celular, analise as afirmativas que se seguem.
I. A palavra “encapsular” tem relação com o envolvimento do componente celular por uma película derivada do retículo endoplasmático granuloso e com a formação de uma vesícula denominada fagossomo.
II. O compartimento de reciclagem, a que o texto se refere, é o lisossomo, uma organela cuja membrana tem origem nos sáculos da face de maturação do complexo golgiense.
III. A descoberta do cientista Ohsumi é um processo catabólico celular que degrada e recicla os componentes e as organelas da própria célula, utilizando enzimas hidrolíticas produzidas no complexo golgiense.
IV. A digestão intracelular autofágica culmina com a formação do lisossomo terciário, ou residual, que contém apenas sobras desse processo.
Estão corretas apenas
I, II e IV.
I, II, e III.
II e IV.
I e III.
I, III e IV.