O nitrogênio, também conhecido como azoto, é um elemento de extrema importância para o planeta Terra, ele se encontra no grupo 15 da Tabela Periódica e é um elemento não metálico. Ele representa 78% da atmosfera terrestre em volume.
O nitrogênio era utilizado inclusive pelos alquimistas e já conheciam o ácido nítrico que era denominado “água régia”. Este elemento químico é de extrema importância, principalmente para o crescimento vegetal. O processo onde o nitrogênio circula pelas plantas e pelo solo sob a ação de micro-organismos é conhecido como ciclo do nitrogênio.
Em relação a esse elemento químico e sua dinâmica na natureza, é correto afirmar:
A transferência ao longo das cadeias alimentares ocorre por conta do fluxo cíclico da energia.
A fixação ocorre apenas por processos bióticos realizados por bactérias que vivem em nódulos radiculares de leguminosas.
O retorno para a atmosfera ocorre a partir da amonificação realizada por bactérias que vivem em mutualismo com vegetais.
Durante a nitrificação, a energia originada durante o processo é utilizada para síntese do alimento de procariontes quimioautótrofos.
A absorção do nitrito, produzido por bactérias do gênero Nitrobacter, pelos vegetais viabiliza a síntese de seus compostos nitrogenados em suas células